[RETROSPECTIVA] O que aconteceu no final de 2017 / início de 2018

2017... que ano foi esse? Não tão intenso quanto 2016, mas foi bem conturbado. O que importa é que sobrevivemos a ele e inauguramos o ano novo com a retrospectiva dos principais acontecimentos que agitaram o mundo dos games na última semana de dezembro e na primeira semana de janeiro. Sem maiores enrolações, vamos lá.



Terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Talvez a notícia mais surpreendente do ano. Fora do Brasil desde janeiro de 2015, a Nintendo já mostrou estar disposta a voltar a operar em terras tupiniquins, com o primeiro passo sendo a liberação do modo online do Switch para as contas brasileiras. No entanto, nenhuma outra informação relevante sobre o assunto fora divulgada até agora, quando a Big N surpreendeu ao inaugurar um site totalmente em português brasileiro. A página, simples pelo fato de estar em construção, recepciona os visitantes com a frase "Obrigado por visitar a Nintendo Brasil, que bom ter você por aqui", além de links do My Nintendo e Play Nintendo, assim como menções ao Nintendo 3DS. Não há informações sobre o Switch, uma vez que o console não foi lançado oficialmente no país.


Quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Uma das novidades mais controversas do Switch é a cobrança pelo uso dos recursos online do console, algo inédito na história da Nintendo. Inicialmente previstas para 2017 e depois adiadas para algum momento em 2018, as cobranças podem se iniciar somente no fim do ano que vem, segundo um print tirado do site oficial italiano da Big N. Após a repercussão, a página foi alterada e agora exibe a mesma informação dos demais sites da companhia pelo mundo.


Quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Em entrevista ao site do jornal japonês Kyoto Shimbun, o presidente da Nintendo, Tatsumi Kimishima, divulgou as previsões altamente otimistas sobre o desempenho do Switch no próximo ano fiscal, válido entre os dias 01 de abril de 2018 e 31 de março de 2019. O executivo acredita que o console híbrido tenha potencial para vender 20 milhões de unidades no período, o que elevaria sua base instalada para 35 milhões de unidades. Vale mencionar o histórico desempenho do Switch até o momento: em apenas dez meses, o console vendeu 10 milhões de unidades, lançando a Nintendo em um "território desconhecido", uma vez que foi o primeiro aparelho da Big N a registrar tal ritmo de vendas logo no início de sua vida útil.



Não param de sair dados que destacam cada vez mais o sucesso inicial do Switch. No Japão, os números mostram que o console híbrido da Nintendo vendeu mais do que o Playstation 2, no comparativo de dez meses após seu lançamento, coincidentemente, no mesmo mês de março, nos anos de 2000 e 2017, respectivamente, o que permitiu uma análise mais consistente. Nos primeiros meses, o PS2 se deu melhor, mas a partir do meio do ano, o Switch virou o jogo, com 3.258.083 unidades até o momento; são 200 mil a mais do que o registrado pelo console da Sony no mesmo período.



Em um tweet curto e simples, a Nintendo afirmou que o presidente Tatsumi Kimishima já estaria pensando no sucessor do Switch, mas não deu maiores detalhes sobre os planos futuros do executivo. Maior sucesso da Big N desde o Wii, o Switch ainda não completou seu primeiro ano de vida e já é um fenômeno em todo o mundo.



Descoberta como uma homenagem ao falecido ex-presidente da Nintendo, Satoru Iwata, o jogo Golf, que teve participação ativa do finado executivo, havia sido encontrado no Switch em setembro por um hacker. Infelizmente, enquanto fuçava em seu console híbrido, outro hacker percebeu que o título foi removido na última atualização disponibilizada para o Switch, a 4.0.0. A Nintendo não se pronunciou se a remoção foi acidental ou proposital.


Sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Mais uma vez uma companhia desconhecida tenta tirar vantagem do sucesso do Wii, console doméstico mais vendido da Nintendo. Em 2013, um processo movido pela empresa iLife acusava a Big N de infringir patentes relacionadas ao controle Wiimote, pedindo US$10 milhões de indenização. A Nintendo recorreu, alegando erros na patente da iLife, mas o recurso não foi aceito pela Corte Norte-americana, que determinou o pagamento da indenização. A Big N ainda não decidiu se apresentará um novo recurso.


Sábado, 30 de dezembro de 2017

Vamos a mais alguns números que destacam o sucesso do Switch. O site USA Today divulgou uma lista com as vendas da Nintendo em todo o mundo, e fica cada vez mais claro o acerto da Nintendo com o Switch: o console híbrido precisou de apenas dez meses para vender 15 milhões de unidades em todo o mundo. É mais do que o Wii U conseguiu vender em cinco anos de vida. Com tamanho sucesso, a meta da Big N de vender 20 milhões de unidades até o final do ano fiscal não só será alcançada, como ultrapassada com folga.


Quinta-feira, 04 de janeiro de 2018

Mercado normalmente avesso à Nintendo, os Estados Unidos parecem ter se rendido à Big N, em especial ao Switch. Na Terra do Tio Sam, o console híbrido vendeu 4.8 milhões de unidades em apenas dez meses, sendo o aparelho que mais rápido vendeu na história do país neste período; o antigo detentor da marca era o Wii, ultrapassado em quase um milhão de unidades pelo Switch.



A conceituada revista americana EDGE, em sua mais nova edição, divulgou uma lista com os jogos e empresas premiados em 2017. A Nintendo foi premiada em cinco categorias, sendo elas Melhor Visual Design com ARMS; Melhor Audio Design com The Legend of Zelda: Breath of the Wild; Melhor Hardware com o Switch; além das premiações como Publicadora do Ano e Estúdio do Ano, esta com a divisão Nintendo EPD. Zelda: Breath of the Wild ainda foi eleito o melhor jogo de 2017, com Super Mario Odyssey em 2º e ARMS em 5º.



Os jogadores brasileiros ficaram muito animados com a inauguração do site brasileiro da Nintendo, mas a empresa tratou de jogar um balde de água fria em todos nós. Segundo a Big N, não houve uma inauguração da página, mas sim uma atualização do conteúdo já existente, reafirmando o suporte da empresa em relação aos produtos que foram lançados oficialmente no Brasil até janeiro de 2015. Em outras palavras, não há qualquer informação sobre a chegada oficial do Switch no país ou sobre a abertura de uma eShop local.


Sábado, 06 de janeiro de 2018

Era apenas uma questão de tempo, e esse tempo passou bem rápido. Segundo dados da conceituada revista japonesa Famitsu, a base instalada de vendas do Switch no Japão já ultrapassou a do Wii U: o console híbrido da Nintendo registrou 3.407.158 unidades vendidas em dez meses, contra 3.301.555 unidades do Wii U em cinco anos. Vale lembrar que este número poderia ser bem maior, uma vez que a Nintendo passou o ano de 2017 às voltas com os recorrentes problemas de estoque insuficiente do Switch.
Share:

Nenhum comentário:

Fangame DKC4 ↓

Fique por dentro das novidades do fangame Donkey Kong Country 4 clicando aqui.

Postagens mais visitadas

Marcadores

Arquivo do blog