(ATUALIZADO) Morre Satoru Iwata, aos 55 anos

A Nintendo está de luto, e seus fãs também. Morreu no último sábado (11) o presidente da empresa, Satoru Iwata, aos 55 anos, vitima de um câncer nas vias biliares. A informação foi divulgada por um comunicado no site oficial da Nintendo, que pode ser conferido na íntegra aqui. O comunicado também afirma que Genyo Takeda e Shigeru Miyamoto permanecem em seus cargos de diretores representativos.

A morte de Iwata pegou o mundo dos games de surpresa. No Japão, a Nintendo hasteou a bandeira de seu prédio a meio mastro, em sinal de luto. A empresa também comunicou, através do Twitter, que não fará nenhuma postagem no dia de hoje, em sinal de luto pela morte de Iwata:


Figuras importantes da Nintendo falaram sobre a morte de Iwata:

Shigeru Miyamoto, diretor sênior e diretor representativo da Nintendo
"Estou surpreso com a súbita notícia e tomado por tristeza.
Todo o time de desenvolvimento permanecerá comprometido às práticas de desenvolvimento que eu e o Sr. Iwata construimos juntos e à obtenção de resultados que o Sr. Iwata apreciaria."

Satoru Shibata, presidente da Nintendo of Europe
"A Nintendo of Europe hoje está de luto com o falecimento do Sr. Satoru Iwata, presidente global da Nintendo. É difícil por em palavras a tristeza que sentimos nesse momento. O Sr. Iwata era um forte líder, um personagem único na indústria de jogos e uma parte importante na história da Nintendo. Ele era visionário em todo os sentidos da palavra e iremos sentir saudades com carinho. Assim como o Sr. Iwata nos desafiava a ir além, iremos garantir para que o seu legado viva nos nossos constantes esforços para sempre surpreender e encantar nossos fãs. Nesse momento, nossos sentimentos estão com a família dele."

Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America
"O Sr. Iwata se foi, mas ainda levará anos para que seu impacto tanto na Nintendo como em toda a indústria dos videogames seja completamente apreciado. Ele foi um forte líder para nossa companhia, e seus atributos eram claros para quase todos: Inteligência, criatividade, curiosidade e senso de humor. Mas para aqueles entre nós que foram afortunados o suficiente para trabalhar próximo a ele, o que será mais lembrado é a sua mentoria, e, especialmente, sua amizade. Ele era um homem maravilhoso. Sempre nos desafiou a avançar... a tentar o novo... a mudar paradigmas - e acima de tudo, a engajar, empolgar, e estimar nossos fãs. Este trabalho continuará de forma ininterrupta."

Várias pessoas ligadas à indústria dos games também manifestaram suas reações pela morte do presidente da Nintendo:

Shuhei Yoshida, presidente da Sony
"Vou rezar pela alma de Iwata, que fez grandes contribuições para a indústria de games".

Perfil oficial da PlayStation
"Obrigado por tudo, Sr. Iwata".

Zelda Williams, filha de Robin Williams (ator e grande fã da Nintendo, morto em 2014)
"Estou triste em ouvir sobre o falecimento do Sr. Iwata. Ele tinha uma mente incrível e talentosa, uma força criativa apaixonada. Que ele descanse em paz".

Peter Moore, da EA
"Que dia terrivelmente triste. Iwata-san era um grande cavalheiro. Que grande perda para a indústria".

Phil Spencer, da Xbox
"Triste dia para a família de Iwata-san, amigos e jogadores de todos os lugares. Sua paixão, criatividade e liderança elevaram nossa indústria".
O pessoal da Playtronic Games, estúdio criado por ex-funcionários da RARE, se despediu de Iwata com uma de suas frases mais conhecidas:
"Em meu cartão de visita, eu sou presidente. Na minha mente, eu sou um desenvolvedor de jogos. Mas no meu coração, eu sou um gamer."



Satoru Iwata nasceu no dia 06 de dezembro de 1959, em Sapporo, a quarta maior cidade do Japão. Após se formar em Ciência da Computação pelo Instituto Tecnológico de Tóquio, Iwata começou a trabalhar na HAL Laboratory, empresa subsidiária da Nintendo. Em 1993, Iwata assumiu a presidência da HAL, que ocasionalmente ajudava na produção de jogos para a Nintendo.

Iwata entrou na Nintendo no ano 2000, quando assumiu a liderança da divisão de planejamento corporativo da empresa. Dois anos mais tarde, se tornou o quarto presidente da Nintendo, com a saída de Hiroshi Yamauchi, falecido em 2013.

Sob seu comando, a Nintendo lançou dois consoles domésticos (Wii e Wii U) e dois portáteis (DS e 3DS), além de inúmeros jogos que conquistaram o mundo. Iwata também estava envolvido no desenvolvimento do NX, e sempre ressaltava que só daria mais informações sobre o novo console em 2016. Infelizmente, o NX já nascerá órfão.

A saúde de Iwata sempre foi um ponto delicado. Em 2014, durante exames de rotina, foi detectado um crescimento anormal em suas vias biliares. Porém, como foi detectado precocemente, Iwata foi operado para corrigir o problema. A cirurgia, no entando, acabou por impedí-lo de participar de uma reunião com acionistas, além de não poder viajar para Los Angeles para acompanhar a E3 2014. Iwata também ficou no Japão durante a E3 2015, por recomendação médica. Infelizmente, a anormalidade nas vias biliares voltou, e acabou por encerrar precocemente seu mandato na Nintendo, assim como sua vida.

A Nintendo ainda não se manifestou sobre quem substituirá Iwata na presidência, mas rumores já começam a circular na internet dizendo que o mestre Shigeru Miyamoto seria alçado ao cargo de presidente global da empresa. Por enquanto, Miyamoto e Takeda exercem a função de forma interina.

Nós, do DKC Forever, lamentamos profundamente a morte de Satoru Iwata. Não há dúvidas que a indústria dos games mudou com sua entrada na presidência da Nintendo, e sabemos que agora terá que mudar novamente, para se adaptar a sua ausência. Descanse em paz, Iwata.
Share:

Nenhum comentário:

Fangame DKC4 ↓

Fique por dentro das novidades do fangame Donkey Kong Country 4 clicando aqui.

Postagens mais visitadas

Marcadores

Arquivo do blog