[GAMES] Do nascimento turbulento ao sucesso absoluto: 3DS completa três anos no Japão

A Nintendo está em festa. E não é por menos: três anos atrás, a empresa lançava o Nintendo 3DS, que como o nome indica, era um aparelho capaz de gerar imagens em 3D, sem o uso de óculos especiais. Porém, uma série de contratempos, incluindo alguns erros da Nintendo, geraram uma série de turbulências que o "recém-nascido" portátil teve que enfrentar por alguns meses. Mas a Nintendo soube reverter os problemas e relançou o portátil, colocando-o de vez na liderança de todos os mercados do mundo.

Em 26 de fevereiro de 2011, o Nintendo 3DS foi anunciado, com um diferencial. Não falo das imagens 3D, mas dos jogos disponíveis para o console, ou melhor, a falta de jogos first-parties disponíveis. Esse foi um dos grandes erros da Nintendo, que quase afundou o 3DS em críticas e prejuízos, além dos altos preços, que não convenciam ninguém a comprar o novo portátil. Títulos de peso, como Super Mario 3D Land e Mario Kart 7 só chegariam meses depois, mas não resolveram muita coisa. A situação só se reverteu em definitivo com cortes globais nos preços do portátil. Ironicamente, o 3DS atingiu 5 milhões de unidades vendidas mais rápido que a concorrência.

Com preços atrativos e bons jogos disponíveis, o portátil começou sua jornada rumo ao topo. O primeiro mercado onde o 3DS assumiu a liderança foi o japonês, posição na qual não ocupou em apenas duas ocasiões. E logo depois, se destacou no mercado americano, onde está na primeira colocação desde junho do ano passado. E para completar, o portátil atingiu 15 milhões de unidades vendidas no Japão, ultrapassando a base instalada do Wii no país, além de ter um ritmo de vendas superior ao do Game Boy Advance.

Com o imenso sucesso do 3DS, vieram também problemas extras. Em fevereiro de 2013, a Nintendo foi processada por um ex-funcionário da Sony por suposta quebra de patente da tecnologia 3D. Logo depois, um juíz americano determinou que a empresa pagasse cerca de US$30 milhões pela violação da patente, valor que foi reduzido pela metade alguns meses depois.

Batendo recordes atrás de recordes, o 3DS passou a vender feito água em todo o mundo. Seu maior feito foi ter atropelado a concorrência no Japão, onde vendeu quase 250 mil cópias a mais do que todos os demais consoles somados. Com isso, a Nintendo disponibilizou uma nova versão do portátil, conhecida como Nintendo 2DS, uma versão sem o efeito 3D e com preços menores. Com todas as versões somadas, a família 3DS é líder em vendas de consoles em todo o mundo.
Share:

Nenhum comentário:

Fangame DKC4 ↓

Fique por dentro das novidades do fangame Donkey Kong Country 4 clicando aqui.

Postagens mais visitadas

Marcadores

Arquivo do blog