[GAMES] Nintendo diz que as vendas de lançamento do N3DS e do Wii U foram prejudicadas pelo terremoto de 2011

O dia 11 de março de 2011 teria tudo para ser mais um dia como outro qualquer, e assim foi em grande parte do mundo, menos para os japoneses. Nesse dia, um violento terremoto de 9 graus na Escala Richter seguido de um grande tsunami devastou o nordeste do Japão, matando milhares de pessoas. Essa tragédia acabou gerando consequências até mesmo para a Nintendo, que afirma que as vendas iniciais do Nintendo 3DS e até mesmo do Wii U foram prejudicadas pelo terremoto.

O portátil havia sido lançado em solo japonês cerca de uma semana antes, e a principal causa das baixas vendas foi a fraca biblioteca de jogos em seu lançamento, além de preços muito altos. A situação só começou a se reverter quando a Nintendo anunciou cortes globais de preços, junto com o lançamento de grandes títulos como Super Mario 3D Land e Mario Kart 7.

Além disso, um executivo da Nintendo disse, em entrevista à revista japonesa SAPIO, que as vendas do portátil foram bem prejudicadas por conta do terremoto de 2011, e que o fenômeno natural também afetou o lançamento do Wii U, quase dois anos depois, em novembro de 2012.

Confira a declaração do executivo da Nintendo:
Nós lançamos o Nintendo 3DS em fevereiro de 2011 e as vendas foram fortes. Duas semanas depois fomos atingidos pelo "Grande Terremoto do Leste do Japão" e isso acabou paralisando esse momentum. Em agosto do mesmo ano reduzimos o preço dos iniciais 25.000 ienes para 15.000 ienes e aumentamos o desenvolvimento de software ao mesmo tempo, para enriquecer a linha de games.
Isso funcionou e nós recuperamos o momentum no Japão, mas em compensação não pudemos ter muitos desenvolvedores trabalhando no Wii U, e isso levou a um início lento para o console.


Seguindo essa linha de raciocínio, a expectativa é de que o Wii U siga os passos do N3DS e possa reagir nas vendas para bater de frente com os concorrentes PS4, da Sony, e XBox One, da Microsoft. Vale lembrar que os títulos mais aguardados para o Wii U - Donkey Kong Country Tropical FreezeSuper Mario 3D World e Mario Kart 8 - serão lançados em novembro de 2013 e na primavera do hemisfério norte (de março à junho), respectivamente.


Via Reino do Cogumelo.
Share:

Nenhum comentário:

Fangame DKC4 ↓

Fique por dentro das novidades do fangame Donkey Kong Country 4 clicando aqui.

Postagens mais visitadas

Marcadores

Arquivo do blog